quem somos

Como tudo começou...

As visitas às comunidades , através de pessoas ligadas a PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA PENHA – PIB PENHA, deram início ao reconhecimento das necessidades humanas de pessoas que viviam em situação de extrema pobreza e tão próximos à igreja. Então, estas pessoas sentiram no coração o desejo de realizar a missão de servir ao próximo em suas necessidades de vulnerabilidade social e espiritual. O setor responsável, foi o de Ministério de Ação Social.

Em 2001, em uma das visitas domiciliares para atender às famílias, os voluntários se depararam com uma situação extrema que tocou o coração e alma dos demais, e, através de um olhar comovente de uma criança, onde toda dor foi transmitida , a liderança da igreja, buscou um espaço dentro da comunidade, onde pudesse, não só fazer visitas, mas atender de forma mais eficaz as pessoas e crianças que lá residiam. Foi alugado um espaço e assim surgiu o CADE – projeto inicial da ABAPE que acolheria crianças no contra turno escolar para tirá-las da rua.

O projeto foi sendo conhecido, pois ali as famílias encontravam um ambiente de afeto, carinho, palavra de Deus e cuidado. O projeto era conhecido como o PROJETO DA TIA ILDA, irmã da PIB PENHA que coordenava as ações socioeducativas do local.

Em 07/10/2004, em prédio próprio adquirido pela Igreja Batista, nasce a ABAPE – ASSOCIAÇÃO BATISTA DA PENHA, com intuito de ampliar seus atendimentos para as comunidades KAMPALA, PORTELINHA, DO GUGA E CHAPARRAL. Comunidades estas caracterizadas por moradias precárias, sem serviços de saneamento básico, sendo uma região de altíssima vulnerabilidade e risco social. Os projetos tendem a fortalecer os vínculos através de atividades socioeducativas, esportivas e musicais. Atendimento social também é oferecido às famílias com encaminhamento aos serviços e também em suas necessidades básicas sempre que possível.

Porto seguro na pandemia

Em tempos de pandemia, a vulnerabilidade social se escancara para todos os povos e na nossa região, a ABAPE tornou-se um porto seguro para atender as famílias que não acessavam outros equipamentos. Foram mais de 2.000 famílias cadastradas e beneficiadas com cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, alimentação (quentinhas) para suprir às necessidades que emergiam.

Foi o momento também em que nos fortalecemos como rede de apoio e pudemos aumentar nossas doações.

Com a liberação do retorno das atividades, a ABAPE abre as portas para receber suas crianças e adolescentes como sempre fez, com propostas de transformação da realidade. Nosso slogan é TRANSFORMAR VIDAS, CONSTRUIR PONTES E INSPIRAR SONHOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA.

Momento atual

E com imenso desejo de manter viva a chama que tocou no coração daqueles que em 2000 saíram para cumprir a missão evangelística de servir ao próximo e amparar pessoas, que chegamos em 2023 com aproximadamente 300 crianças atendidas nos projetos CADE – CONSTRUINDO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, FORMANDO CAMPEÕES (taekwondo, judô e karatê) E PROJETO AMOR, VIDA E MÚSICA.

Todas as ações são vistas como ferramenta de transformação social. Diariamente são servidas refeições balanceadas e café da manhã e tarde para os assistidos. Nossos recursos financeiros são de doações de membros da Igreja Batista da Penha, doadores voluntários e algumas parcerias de empresas.

São muitos talentos que despontam no esporte com medalhistas nas modalidades esportivas e também talento musical. Acreditamos que essa semente plantada tem florescido. Acredite você também e invista no potencial humano. Você é capaz de fazer parte dessa história através de suas contribuições. Acesse os links e conheça melhor cada projeto.